Brasão

Brasão




Descrição Heráldica

Escudo português (ibérico), partido de um traço, formando dois campos, tendo no primeiro, de ouro, uma árvore frondosa, de sinople (verde); no segundo, de blau (azul), um tronco de cacaueiro, frutado, de ouro, um chefe diminuto, de goles (vermelhos), carregado de quatro estrelas, de ouro, postas em faixa; em contra-chefes (campanha) de sinople (verde), uma faixa ondada, de prata, encimada por uma coroa de conde, de ouro, com suas nove pérolas características, de prata.
Numa listel de goles (vermelhos), destacam-se os seguintes dizeres: 1800 - Linhares - 1943. Conjunto encimado pela coroa mural de cinco torres de prata, que é a cidade, tendo sobre a torre central uma elipse azul, carregada com uma flor-de-lis, de ouro.
Interpretação
O escudo português, em toda a sua plenitude, representa a origem lusitana de nossa Pátria; a árvore evidencia a região, rica em madeiras de lei; o tronco frutado, a riqueza cacaueira do município; as quatro estrelas, os bandeirantes: Dias Arzão, Antonio Dias Adorno, Marcos Azevedo Coutinho e Martins Cão; a coroa de conde recorda D. Rodrigo de Souza Coutinho, conde de Linhares, 1º Ministro do exército do Brasil; a faixa ondada, o rio Doce; a flor-de-lis, Nossa Senhora da Conceição. Padroeira do município.



Nenhum comentário:

Postar um comentário